São artistas, atletas, escritores, em início de carreira ou com larga experiência no currículo, autores de grandes e
pequenos projetos ou produções que estão, cada dia mais, tomando conta e se utilizando das
plataformas de financiamento coletivo, recurso aliado a tecnologia, que vem
conquistando artistas, organizações sociais, projetos, empreendedores em
busca de patrocínio e apoio de suas ações, sejam artísticas,
empresariais ou sociais.
Conhecido como crowdfunding, a ação é denominada por
muitos como uma “vaquinha” virtual, onde pessoas físicas ou jurídicas podem apoiar e
financiar projetos ou ações diversas.
O uso de financiamento coletivo tem um
antigo precedente, acredita-se que tenha iniciado como arrecadação de fundos para filantropia, como é
mais conhecido. Iniciativas de doação como o Teleton e o Criança Esperança são
exemplos de uso relativamente recente. Outros exemplos são a arrecadação de
verbas para ajuda a regiões atingidas por desastres naturais comuns pelo Brasil, como ocorrido em
Santa Catarina (2008), Nordeste (2010), Rio de Janeiro (2011), e em Mariana (2015).
O financiamento
coletivo ou colaborativo tomou dimensão maior e vem fazendo parte dos planos de
mídia e de captação de recursos de profissionais ou projetos de diversos
segmentos especialmente com a popularização da internet. E o melhor, tem dado
certo!
As possibilidades de transações
financeiras a longa distância e apoio financeiro de baixo custo conquistaram fãs, simpatizantes
ou militantes de causas sociais e autores de projetos em todo o mundo. A pioneira no uso do financiamento coletivo como conhecemos hoje foi mesmo a classe artística. Uma das mais antigas famosas campanhas de sucesso foi da banda britânica Marillion, para produção de álbuns e financiar turnês. Deu certo e se repete por aqui.
Artistas brasileiros em busca de apoio
Artistas brasileiros em busca de apoio
No Brasil, cantores com carreiras
já consolidadas como Leoni, Marcelo Bonfá já investiram na modalidade de captação
de recursos para gravação de CDs. O cineasta Walter Carvalho também utilizou esta forma de financiamento para produção
do documentário Raul - O Início, O Fim e O Meio. Um filme sobre a lenda do rock Raul Seixas.
O
cantor Leoni no ano passado teve apoio de 814 fãs (eu fui um destes) e arrecadou mais de R$ 135 mil para gravação do seu
disco Notícias de Mim. A campanha do cantor foi realizada através do Catarse.me
Com uma carreira de mais de 30
anos de estrada, o famoso baterista do Legião Urbana, Marcelo Bonfá, investiu na
plataforma, para realizar o projeto Música de Lambique. Bonfá conta que começou a investir numa nova
temática musical e cultural e resolveu juntar duas paixões da sua vida: música e cachaça. Na pesquisa para o trabalho, o músico encontrou um grande número
de artistas e compositores brasileiros que abordam o tema de forma divertida e
consciente. Neste álbum Bonfá trará MPB, música regional e rock’n’roll numa
releitura com guitarras e viola caipira. A campanha finalizada no início deste ano. atingiu 106% do previsto
para a produção do projeto Música de Alambique. O projeto inicialmente orçado
em R$ 66 mil, arrecadou mais de R$ 70 mil, através do site Embolacha www.embolacha.com.br/projeto/455. O músico
comemora o sucesso de arrecadação:
“Apesar da crise, no final do ano etc eu decidi
continuar com esta ideia ,que nasceu aliás antes da tour que estou fazendo com
a Legião Urbana. Eu sabia que poderia ser difícil por várias outras razões mas
ainda assim meu objetivo era chamar a atenção para esta nova maneira de
produzir e para o meu projeto.” esclarece Bonfá
“Fazer um financiamento coletivo não é nada fácil, pois exige de nós
uma dedicação grande, sem contar a ansiedade. Fazer tudo isso durante esse
tempo, e a busca por cumprir os prazos e metas é complicado mas está sendo muito bom.”- descreve Carol que está em plena campanha pelo Kikante: http://www.kickante.com.br/campanhas/1o-disco-carol-faria
Faltando menos de um mês para a
cantora arrecadar R$ 12 mil para produção e distribuição do seu primeiro
projeto musical, a correria é intensa. Carol Faria faz a divulgação da campanha prioritariamente
pelas redes sociais além de ir em busca de patrocinadores, segundo ela, "com a
cara e a coragem", apresentando seu trabalho e captando parceiros e recursos.
De acordo com o site Catarse.me,
o maior site do gênero no Brasil, fundado há 5 anos, no ano de 2015 foram
arrecadados R$ 11,7 milhões para 775 projetos de diversos segmentos. Foram
cerca de 87 mil pessoas físicas e jurídicas que se identificam com alguns dos
projetos disponíveis na plataforma e decidiram financiar, com contribuições de
qualquer valor. No caso de projetos culturais ou artistas, o apoiador ou
patrocinador ganha um serviço, um brinde, uma recompensa pelo seu envolvimento
com a ação, que variam de acordo com o valor da contribuição. As recompensas
vão desde ter o nome publicado nas redes sociais ou na capa de CD, como apoiador até um show exclusivo do artista.
Atualmente são diversas
plataformas disponíveis para a captação de recursos coletivos. A medida pode,
sem dúvida, ser considerada uma estratégia de comunicação e marketing, já que
além de visibilidade ao artista ou ao projeto, o Crowdfunding tem a bela
missão de fidelizar o cliente, o consumidor, o fã, o público que por contribuir
com o projeto e tende a sentir-se mais responsável e envolvido o que o leva acompanhar de perto seu
ídolo e fazer a divulgação do trabalho do artista.
Custo para captar recursos com crowdfunding
Importante destacar que os sites
sobrevivem das comissões referente as arrecadações de cada projeto. Cada plataforma utiliza metodologia própria de cobrança:
- No Catarse é o modelo ou tudo ou nada e cobra 13% se o idealizar do projeto tiver sucesso na arrecadação pretendida.
- No Kikante, as campanhas tem modalidade tudo ou nada e também a flexível. O site cobra 15% de arrecadação nas campanhas flexíveis e 12% nos projetos que atingem meta total de arrecadação.
- O Juntos.com.vc se dedica a campanhas para financiamentos de projetos ou causas sociais na modalidade tudo ou nada, neste caso não há comissão em cima dos valores de arrecadação, mas há uma taxa administrativa em caso de projetos bem sucedidos.
Outro site disponível para arrecadação de recursos para realização de espetáculos e projetos artísticos é o Queremos!. Neste caso o fã pode solicitar show de artistas preferidos na sua região e gerar uma campanha para mobilizar outros fã. se a campanha de financiamento não tiver sucesso, todos que participaram recebem o dinheiro de volta. O artista é contactado para acompanhar a campanha ou viabilizar o show.
- No Catarse é o modelo ou tudo ou nada e cobra 13% se o idealizar do projeto tiver sucesso na arrecadação pretendida.
- No Kikante, as campanhas tem modalidade tudo ou nada e também a flexível. O site cobra 15% de arrecadação nas campanhas flexíveis e 12% nos projetos que atingem meta total de arrecadação.
- O Juntos.com.vc se dedica a campanhas para financiamentos de projetos ou causas sociais na modalidade tudo ou nada, neste caso não há comissão em cima dos valores de arrecadação, mas há uma taxa administrativa em caso de projetos bem sucedidos.
Outro site disponível para arrecadação de recursos para realização de espetáculos e projetos artísticos é o Queremos!. Neste caso o fã pode solicitar show de artistas preferidos na sua região e gerar uma campanha para mobilizar outros fã. se a campanha de financiamento não tiver sucesso, todos que participaram recebem o dinheiro de volta. O artista é contactado para acompanhar a campanha ou viabilizar o show.
Conte com orientação profissional
Para ter sucesso, o Crowfunding deve
se transformar numa bela campanha, aliada e intensificada utilizando meios de
comunicação diversos, bem como redes sociais, sites, imprensa,
mídia paga entre outros.
Os serviços de Assessoria de
Imprensa e Consultoria de Comunicação especializados vão criar e planejar com
o artista as melhores e assertivas estratégias para o sucesso da campanha. Conte
com profissionais técnicos e especializados no assunto.
Estas e outras estratégias podem
dar um up na carreira de todo e qualquer artista, ou de projeto artístico ou social. A equipe do comunicabem.blogspot é
composta por profissionais competentes e experientes para oferecer serviços de assessoria neste
sentido: captação de recursos, assessoria de imprensa e comunicação estratégica é com a gente! Comunicando-se bem você vai
longe. Apareça e cresça!




Nenhum comentário:
Postar um comentário