Na semana dos professores, nossa homenagem aos profissionais de Comunicação que são Educadores e aos Educadores que entendem que a Comunicação é fundamental na formação.
A Evolução:
Na Antiguidade, nasce a escrita, em seguida o texto, posteriormente o livro. Os primeiros formatos de registros foram as tabuletas, produzidas de pedra. Ali se escrevia o que era necessário transmitir: mensagens, informações, conhecimento. Evoluiu para o khartés, como um cilindro de papiro que media de 6 a 7 metros de comprimento e era desenrolado conforme era lido.
A partir daí possibilitou que a leitura se desse em público, provavelmente quando a leitura é descoberta como um lazer.
Na Idade Média continua a evolução do livro. Na Europa, a época marca o surgimento dos monges religiosos que dedicavam todo o tempo, para a reprodução de obras religiosas. Aparecem então os livros didáticos, utilizados para a formação religiosa. No final do século XIV, surge a impressão em papel. Mas foi na Idade Moderna que aparecem os livros acessíveis, portáteis, bem próximo do que temos hoje.
Após os livros, vêm os jornais e revistas, já no século XX nascem o rádio e em seguida a TV. Hoje temos o computador, os celulares smartphones e a internet.
E o que temos para hoje?
Diferente dos primórdios, onde o poder estava na Igreja, com os líderes religiosos, recebemos muitas informação a todo tempo por diversos meios. A história conta que o poder durante muitos anos pertenceu a religião. Os monges, sacerdotes, padres e apenas eles, obtinham o conhecimento, o que os tornava líderes poderosos, dominadores.O avanço e a evolução da tecnologia faz com que ocorram importantes mudanças na forma como vivemos, como aprendemos, como pensamos. "Ainda bem !"
Hoje, para estar atualizado/a, para viver neste mundo é preciso estar on line, navegar num grande mar de informações 24 horas por dia.
A escola, espaço dedicado exclusivamente ao ensino vê-se "obrigada" a acompanhar a maré e introduzir novas metodologias de aprendizagem aos alunos. E a comunicação entra: na escola, no dia-a-dia de qualquer pessoa, está em todo tempo e lugar.
As pessoas precisam aprender a se comunicar bem, e não há maneira mais prática para isso que utilizar ou criar produtos, instrumentos de comunicação. Ao utilizar notícias publicadas em jornais, revistas, internet, os professores orientam seus alunos a avaliar, criticar, organizar ideias e aperfeiçoam a escrita. Quem cria e produz conteúdo para um jornal, sites, cria roteiro para histórias, faz um vídeos, nunca mais lê um jornal ou assiste uma TV da mesma forma, agora terá senso crítico.
Para que estes produtos de Comunicação nasçam boas doses de língua portuguesa, história, geografia, e até matemática são necessárias. Veja a educação formal aí!
Recuperamos o mestre educador Paulo Freire quando diz que "o ato de educar é um ato de comunicação"
Quem sabe sai na frente.
A informação chega de diversos meios e formas. As mídias digitais possibilitam que todos sejam comunicadores, formadores de opinião, educadores. Qualquer pessoa tem acesso a adquirir e transmitir informação e quaisquer tipos de conhecimentos. Expor ideia na rede já faz parte do dia-a-dia de centenas de milhares de cidadãos.
São informações e opiniões disparadas, vindas de todo o lado, todos os dias. Para este tempo é necessário que surjam mais educadores, para que as informações transmitidas sejam feitas com clareza e coesão. Que os receptores tenham clareza e capacidade de análise, de crítica, de gerar opinião a partir do que recebem. Mais informação de qualidade resulta mais mais possibilidade, quem lê, sabe mais. Informação é poder. A educação muda o mundo, e tecnologia tem contribuído muito!
Os Educadores são essencialmente Comunicadores. Os Comunicadores devem ser naturalmente Educadores. Então, Parabéns para nós !

Nenhum comentário:
Postar um comentário