segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Comunique-se bem, inove e sobreviva à crise

Antes de começar, definamos crise: "um acontecimento extra-ordinário, ou uma série de acontecimentos, que afeta de forma diversa à integridade do produto, a reputação ou a estabilidade financeira da organização; ou a saúde e bem-estar dos empregados, da comunidade ou do público em geral."(Wilcox: 2002: 191)

Será que esse conceito comum lhe parece, é isso que estamos vivendo? Parece que a crise afetou o que o autor chama de "público em geral", todo o Brasil e países em todo mundo.
Durante uma crise numa empresa ou organização, o ideal é que os diversos setores da companhia estejam conectados voltados para responder as questões e minimizar os impactos da crise, e que profissionais sejam designados para implementar ou participarem de um Comitê de Gestão de Crise. Que estes, saibam investigar, ouvir os envolvidos, planejar e falar sobre ela.
Ok, mas e quando se trata de uma crise nacional, internacional, econômica, como a que nos assola , o que fazer?

Uma crise pode surgir e se estabelecer por diversos motivos. Sabe a famosa frase: Aceita que dói menos? É isso ! A nossa primeira atitude num momento de crise, pessoal ou empresarial é aceitar que ela existe e então avaliar como ela impactou a sua vida.
As receitas de sua empresa caíram? Perdeu clientes? Perdeu fornecedores? Demitiu funcionários? Ou pior, foi demitido? É possível. Segundo a Pnad Contínua, pesquisa do IBGE sobre empregos formais,a taxa de desemprego chegou a 8,3% no segundo semestre deste ano, a maior desde o início da série histórica, em 2012.
Grandes empresas envolvidas em grande escândalos. Grandes jornais minguando, várias agências naufragando ... Profissionais de comunicação ou de que áreas sejam, enfrentando o desemprego e a falta de expectativa. Dizem os especialistas e estudiosos, que ainda teremos 2 longos anos de recessão. Socorro !!

Os dados da IBGE ainda dão conta de que são mais de 350 mil brasileiros perderam seus trabalhos no setor privado, desde o início de 2015. Nesse levantamento, leva-se em conta apenas os trabalhadores com carteira assinada.  Hummm... e agora?

Entendi, que de fato, ela chegou? :(  Segundo passo portanto, é planejar. Quem planeja sabe que podemos encontrar na crise, uma oportunidade. É possível ter uma visão geral da situação.
E se a crise ainda não te afetou, economicamente difícil, Prepare-se, pois ela pode estar batendo à porta.
Depois de planejar como será sua vida diante da crise, vamos agir...
De acordo com Robert Kiyosaky, autor do best-seller internacional Pai Rico, Pai Pobre “Os ricos são ricos porque enxergam oportunidades aonde ninguém mais consegue vê-las” Ampliar sua visão é fundamental! Enxergando oportunidades...


A criatividade, característica, teoricamente, inerente dos profissionais de comunicação, deve se fazer presente e renovadora neste momento. Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade não surge repentinamente e se projeta numa folha de papel, enquanto você senta e aguarda. Não se surpreenda com esta revelação mas criatividade NÃO é inspiração divina! É muito mais transpiração do que inspiração.
Te desafio a pesquisar e descobrir que as mais brilhantes ideias, invenções e negócios do mundo surgiram em meio a crise. Assim como eu, há pessoas que, não aceitam não crescer ! Então estamos no melhor momento para criar e inovar: Estamos em crise !

Invista em você, prepare-se, comunique-se! A primeira dica é se "comunicar bem". Converse com sua rede de relacionamento: Compartilhe suas ideias e saiba qual a situação econômica de sua família, seus parentes, seus amigos, colegas, vizinhanças? Qual a necessidade deles no momento?

Há serviços ou produtos de extrema necessidade entre eles? Pesquise, entreviste. Num café, numa roda de amigos, numa bate-papo informal as ideias surgem ou amadurecem...
Quais são os produtos são essenciais e fundamentais ? Que tal agregar a estes serviços diferenciados, customizados e personalizados? Empreenda ...

Pesquise os mercados que foram menos abalados pela crise econômica. Aumente sua rede de relacionamento. Ela te dará um leque de opções, escolha menos onerosa e a que vai de encontro ao seu talento ou suas habilidades profissionais e naturais. Pense, planeje e aja !

Em momentos de crise, natural ir em busca de um culpado, mas atenção a esta revelação: reclamar, xingar e lamentar pelas ações ou a ausência de estratégia do seu chefe, do governo não vão te fazer sair da crise, ou gerar receitas, então FAÇA alguma coisa, crie, inove !

Diz um pensador que na crise há os que choram e há os que vendem lenços. Com que se identifica? Ou quem você quer ser?


Com Comunicação, Criatividade e Inovação é possível sobreviver bem à crise !



Nenhum comentário:

Postar um comentário