"As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada." Philipe Kotler
Pois bem, reafirmo portanto que assim como disse o guru Philipe Kotler, não podemos gastar mas precisamos trabalhar. Não dá p esperar a "crise" passar... Esperar até quando?
Divulgar seu trabalho, investir em propagando, produzir material visual de qualidade que faça com que seu cliente ou seu pretenso cliente, lembre-se de você e valorize e preciso de seu trabalho.
É possível com pouco dinheiro mas com pesquisa e muita criatividade aparecer, fugir da crise e se mostrar importante para seus clientes, conquistar seu espaço, ou ampliar sua atuação, Seja qual for seu objetivo, vamos ao trabalho !
1. Defina e conheça seu público alvo:
Comece com um trabalho de pesquisa. Qual perfil do público que você pretende atingir? Gênero, faixa etária, escolaridades, referências e preferências culturais. Conheça com quem vai falar, para definir, "o que" e "como". Não é possível usar uma linguagem formal se seu público é infantil ou vice-versa. Conhecer onde seu público está também é importante.
2. Use as redes sociais e a tecnologia a seu favor.
Independente de quem seja seu público, ele deve estar passeando pelas redes sociais. Grande parte, se não a maioria das crianças e jovens, estudantes ou homens e mulheres de negócios e donas de casa de todo o Brasil estão nas redes sociais. Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Snapchat, Whatsapp, Pelo menos parte do seu público está lá e podem estar falando de você, ou precisando do seu produto ou serviço. E você onde está? E acredite, se não está bombando no face ou no snap ou insta, deveria, pois colocar sua marca lá, não custa muito mais do que se tempo e criatividade. Entrar lá é de graça ! É possível também impulsionar publicações com pequenos investimentos. O Facebook, por exmplo te dá a opção de investir uma grana em casos de campanhas promocionais ou lançamentos por exemplos. #FicaaDica
Seus clientes estão à sua procura:
Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research
International apontou que os brasileiros costumam consultar sites na internet
antes de fazer uma compra e comentam suas experiências sobre produtos e
serviços. As redes sociais são utilizadas por 43% dos entrevistados principalmente para acesso e
compartilhamento de informações, Para o estudo “Decodificando as Necessidades
Digitais”, foram entrevistados 1.000 usuários, com 16 a 35 anos, residentes em
São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.
3. Mantenha frequência em sua comunicação
Uma promoção, um novo produto ou lançamento, uma simples saudação, um feliz aniversário. Em tempos de smartphone, aproxime-se cada dia mais do seu cliente. Não deixe de manter contato com seu público. Faça um planejamento a longo prazo, semestral ou anual, considerando todas as datas importantes para seu negócio, especialmente as comerciais: Dia da Mulher, Dia das Mães, Dos Pais, Natal. Fique atenta a grandes eventos do setor, se não puder estar como expositor numa grande feira, por exemplo, fala panfletagem na região, deixe um folheto nos carros no estacionamento, mas marque presença,
4. Faça seu cliente sentir-se especial
O bom e velho cartão de aniversário ainda pode ser uma boa estratégia. Agora, talvez não mais enviado pelos Correios mas em formato digital, enviado pelo Whatasapp, SMS, Facebook, está valendo ! Materiais gráficos com promoções dirigidas são bem legais e conquistam ou fidelizam clientes. Quem não gosta de um brinde? Uma amostra grátis do seu produto, um test drive do seu serviço numa dia especial agrada a qualquer pessoa.
5. Provoque experiências positivas
Faça com que seu cliente tenha sensações positivas no ambiente de compra ou do serviço. Uma loja
com cores relaxantes ou vibrantes, conforme seu negócio, aromas marcantes, música que caracterizam ou remetam a sua marca ou ao seu produto garantem experiências sensoriais são os grandes investimentos das empresas. Se seu negócio for do setor de alimentação promova uma degustação, promova treinamentos, palestras, exponha depoimentos. Mexa com o imaginário, com as emoções, sensações e conquiste mais clientes ou fidelize os seus clientes.
6. Tenha empatia
Essa dica serve para tudo na vida! Coloque-se no lugar do outro imagine como gostaria de ser abordada, recebida, atendida, conquistada. Pense no seu cliente e tenta sentir-se como ele se sente. Busque o feedback dele, pergunte, dê oportunidade para que ele compartilhe suas experiências. Ouça e entenda seus clientes e inspire-se para novas estratégias de divulgação do seu negócio. A ordem é ComunicarBem! Em tempo de Crise, Crie... Bons Negócios...






Nenhum comentário:
Postar um comentário