sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

De quem é a Responsabilidade?

Você certamente já ouviu ou conversou com alguém sobre temas como Responsabilidade Social e Ambiental, não é mesmo? Estes e outros como sustentabilidade, desenvolvimento sustentável fazem parte de discussões no dia-a-dia de gente comum e estão nas pautas de debates de eventos, e já são relevantes para tomadas de decisão de governos e companhias, sejam de qualquer ramo ou porte ou região.
Saiba que as nossas atitudes, sejam elas as mais simples, como o que você consome, o que compra, onde você compra, qual o meio de transporte que você utiliza para chegar ao trabalho, ou o que você produz e como produz, influenciam diretamente na qualidade e continuidade de vida de centenas de milhares de pessoas.

Os primeiros estudos que tratam da Responsabilidade Social aparecem nos Estados Unidos, na década de 50, e na Europa, nos anos 60. Em 1953, nos Estados Unidos, com o livro Social Responsabilities of the Businessman, de Howard Bowen, que o tema recebeu atenção e ganhou espaço. Na década de 70, surgiram associações de profissionais interessados em estudar o tema. É a partir de então, que a responsabilidade social deixa de ser uma simples curiosidade ou novidade e se transforma num novo campo de estudo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_social)

Portanto, ser um Empresa Socialmente Responsável não é simplesmente realizar uma doação para instituições no Fim do Ano e assim adquirir o título de empresa beneficente ou "boazinha", a incorporação de Valores sociais e o estabelecimento de uma Política de Responsabilidade Socioambiental por uma organização já é visto fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento sustentável das empresas e manutenção e fidelização de seus clientes.

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial foi utilizado no Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 1998: "se trata de comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo".  Ok, então a partir deste conceito, sua empresa  já pode definir, estrategicamente, de que forma poderá contribuir para este desenvolvimento. A mudança de posturas das empresas que mantinham, até então, o foco no puro lucro, acima de qualquer coisa, é urgente, é fator competitivo para o mercado.


 As práticas de RS - Responsabilidade Social - vão impactar diretamente os stakeholders das companhias, ou seja, os diversos públicos com que ela se relaciona; e por consequência impactar na sua saúde financeira. Vale priorizar, o público interno: conheça os seus funcionários, empregados, colaboradores, como queira, e familiares. Estudos dão conta que as empresas que investem no social, impactam na qualidade de vida dos seus funcionários, geram satisfação e portanto tem maior produtividade, portanto mais lucro e resultados.
A prática ética e transparente por parte de grandes e pequenas empresas (necessária e urgente nos dias atuais) e a preocupação coletiva, não mais apenas com "seu umbigo", norteiam a RS. Assim como as pessoas, as empresas já são vista cada vez mais como organizações sociais que se desenvolvem e crescem a partir de relações diversas, além das estritamente econômicas. Não podemos como um cidadão, uma cidadã comum, pai ou mãe de família, apenas trabalhar, trabalhar, trabalhar, ganhar dinheiro, ficarmos ricos/as e não reservar um tempo em sua agenda de compromissos, para cuidar da família, educar os/as filhos/as, passear, se relacionar com a vizinhança ou comunidade, visitar aquele parente enfermo, ajudar um(a) amigo(a) que precise. Precisamos disso para viver bem e melhor. As empresas também.

Pensar na melhor forma de atuar para a satisfação do acionista, do/a funcionário/a e de sua família, para o desenvolvimento da comunidade local onde a empresa está fisicamente inserida, atuar e exigir atuação ética e transparente de prestadores de serviços, fornecedores e satisfazer o seu cliente ou consumidor final, utilizando de forma consciente os recursos naturais para o negócio, deve ser a nova Missão da empresa que quer ser competitiva e bem sucedida. Atenção: a população mundial não precisa mais de empresas que sejam apenas produtoras de bens e serviços para atender uma parcela da sociedade. As empresas devem perceber que são sim, responsáveis pela melhoria da qualidade de vida e garantia de direitos humanos, tanto de seus trabalhadores como de toda a sociedade, além de reconhecer e mitigar os impactos ambientais que gera em sua atividade, garantindo a preservação do meio ambiente. Como você quer ser lembrado/a ou como sua empresa será reconhecida?


Conhecer e reconhecer que é possível e preciso assumir um compromisso social com você mesmo, com as próximas gerações, com seus públicos, com o planeta. Atuar de forma integrada com os diversos setores da sociedade e governos, no sentido de gerar desenvolvimento sustentável.
Então é hora de planejar. Comece já, você cidadão e cidadã, empresário, empresária: Conhecendo, Compartilhando informação, Divulgando e quem sabe assumindo o compromisso de contribuir com ao menos 01 (um) dos 08 objetivos do milênios estabelecidos pela ONU. O ano de 2015, está aí, te desafio a estabelecer suas metas, as metas da sua vida, o planejamento da sua empresa. E que elas sejam socialmente responsáveis. Quem pode contribuir ? De quem é a Responsabilidade?

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