Informe-se, entenda !
É impossível, queridos e queridas, comparar estes dois eventos. precisamos sim, nos solidarizar e cuidar de Mariana, Governador Valadares e demais regiões atingidas pela lama proveniente da barragem. Mas, leiam, avaliem, analisem. Este desastre, as mortes em Mariana foram consequência da incompetência e negligência das autoridades políticas, irresponsabilidade empresarial e total desrespeito ao meio ambiente.
Sem sombra de dúvidas, um fato de resultados trágicos e desastrosos para a população mineira e para as demais atingidas. Tragédia tecnicamente e ambientalmente previsível, anunciada. Retrato triste, duro que comprova a ineficiência da fiscalização pública ambiental e do interesse empresarial e político, simples e exclusivamente capitalista. Ninguém voluntariamente ou por uma causa explodiu ou detonou a barragem de Mariana. Trata-se de um acidente, talvez criminoso, poderia ter sido evitado, mas foi um acidente.
Entenda !!!Não tiramos o peso e a responsabilidade dos governantes e empresários, que deveriam, por obrigação, por ofício atuar para que toda a natureza daquela região não fosse perdida, para tantas pessoas não tivessem suas histórias e suas vidas prejudicadas ou tiradas.
Claro que me solidarizo com a população que perdeu entes e pessoas queridas, seus imóveis e bens materiais, seus documentos, suas histórias, enfim, que sofre com a falta de recursos naturais e financeiros, com tudo o que os assolam neste momento pós tragédia. Ajudemos, oremos pela população de Mariana, Governador Valadares...
Os ataques ocorridos em Paris, França são fruto de intolerância religiosa de um ou mais grupos extremistas, que NÃO representam, de forma alguma, a religião muçulmana. Um ataque que só alimenta a cada dia o que muitos trabalham, como eu, como o beija-flor tentando apagar o incêndio da floresta, para minimizar ou neutralizar: a cultura do ódio, o desrespeito a diversidade e a incitação de violência. Esta tragédia provocada, pode ter consequências ainda maiores e com reflexos desastrosos não apenas a França, que foi hoje o alvo dos ataques, mas todos os países islâmicos, para a Europa como um todo, impactando todo o mundo.
Choro ainda mais e me sensibilizo quando a liberdade de um povo é ameaçada, é atacada por um grupo de fanáticos religiosos que tem por fim este objetivo: matar e destruir.
Quando o diferente não pode existir, quando o contrário é prejudicado, quando o outro não o agrada, quando o direito à democracia é ferido, eu me revolto, eu choro, mudo minha foto do perfil sim.
Reações de ódio, de intolerância, de terror ameaçam e muito o Brasil, sim. Estamos nos preparando para as Olimpíadas, ou, pelo menos deveríamos estar. Em menos de 1 ano o nosso país receberá delegações de tantos outros, sendo esses, cristãos, muçulmanos... Há nas competições dos Jogos Olímpicos disputas esportivas, que podem se tornar, como já ocorrido, disputas políticas, ideológicas e religiosas.
Explica-se diante disso, a dimensão da cobertura da mídia brasileira sobre os fatos. Veículos de imprensa são empresas, o interesse delas, não necessariamente é o mesmo da grande massa. Apesar de falar para ela. As consequências para estas empresas tbm estão latentes.
Não é a hora de escolher para que time torcer
Não há tragédia ou sofrimento maior ou menor, mais sim distintas. As origens, motivações e consequências de ambos os eventos também são distintas. Não se trata de uma disputa entre tragédias.
Oremos, ajudemos o povo de MG e ES e demais que sofrem com a tragédia ambiental. Para que a tranquilidade, o respeito ao meio ambiente e a vida volte a este local.
Mas também oremos, ajudemos e fiquemos muito atentos ao que acontece na Europa. Para que a paz e o respeito as diferenças e a tolerância seja presente em todo mundo. Tudo isso, as duas tragédias impactam distintamente nosso país.